mercoledì 29 giugno 2011

Austria

Morar fora do próprio país traz consigo inúmeras desvantagens. O fato de estar afastado da família, dos amigos, de pessoas que falam a sua língua, no sentido mais amplo da palavra, nao é definitivamente fácil. Em alguns momentos parece que estou no meio de desconhecidos, todos eles muito ameaçadores. Isto ocorre obviamente porque a maneira de ver, entender o mundo e se comunicar é diferente de povo para povo. As vezes, uma frase acaba sendo mal-entendida, de ambas as partes, o que pode (e já aconteceu!!!) gerar antipatias, confusões e confrontos... mais ou menos desgastantes.
Em compensação, o outro lado da moeda é bastante gratificante, pois conhecer um povo e sua cultura significa agregar conhecimento e experiências, que de outra maneira nao poderia acontecer. Ou seja, ouvir falar da Itália, Austria, Slovenia, etc, saber o que comem, como vivem, nao é igual a estar no meio deste turbilhão cultural e viver a vida deles, que começa a ser um pouco nossa, depois destes anos...
Este final de semana tive a feliz experiência de visitar um lugar belissimo chamado Passo de Pramollo, que fica entre a Italia e Austria, a 2000 m de altitude, no meio dos Alpes Cárnicos. Trata-se de um lugar famoso, um pouco menos que Cortina d'Ampezzo, para esquiar, o que obviamente,nao faz parte dos meus hobbys, pelo menos até o momento.
Nessa altitude, o vinho nao é uma especialidade e o melhor é mesmo pedir uma boa cerveja, que geralmente artesanal, vem com temperatura e sabor inigualáveis. Presunto cru e queijo de vaca ou cabra sao excelentes, mas eu acabei comendo um prato local, típico austríaco e muito calórico, feito com um bife (acho que de carne de porco) recheado com  queijo e speck (mais ou menos como o presunto, mas um pouco mais defumado e salgado), empanado e frito. De acompanhamento, o prato trazia batatas cozidas com salsa. BOM!!!! Muito bom!
 Depois do almoço, fui de teleferico (funivia) até o topo da montanha, atingindo assim os 2000 m. O panorama é de tirar o folego de tão lindo. Dá para imaginar o que é ver todas estas montanhas cheias de neve durante o inverno? Vou tentar dividir com voces através de algumas fotos.

Nessun commento:

Posta un commento